domingo, 5 de dezembro de 2010

Experiência- A flutuação




É no Pré-escolar que se deve dar inicio às aprendizagens na área das ciências. As crianças pequenas são curiosas por natureza. Encontram-se, constantemente, rodeadas por acontecimentos que as levam a perguntar o porquê, o quê? quando e onde. A curiosidade natural das crianças deve ser aproveitada para estimular as interrogações contribuindo para um desenvolvimento progressivo a nível das aprendizagens.

A criança desde cedo gosta de brincar com a água e descobrir quais os objectos que se afundam e quais os que flutuam. Descobrir quais os objectos que flutuam ou afundam e organizar os resultados das observações é uma actividade que entusiasma as crianças, inserindo, indirectamente conceitos como a densidade, peso e forma. Foi esta a experiência que realizámos na nossa sala.






A curiosidade natural das crianças e o seu desejo de saber é a manifestação da busca de compreender e dar sentido ao mundo que é próprio do ser humano e que origina as formas mais elaboradas do pensamento, o desenvolvimento das ciências, das técnicas e, também, das artes”[1].

[1] Orientações curriculares para o Pré-Escolar, pág. 79


0 comentários:

 

Nós as crianças... Template by Ipietoon Cute Blog Design

Blogger Templates