"A tomada de consciência fonológica, por parte das crianças, e o estabelecimento da estrutura segmental da fala (as chamadas habilidades metalinguísticas) são requisitos para a correcta relação linguagem oral/linguagem escrita, que permitirá uma melhor e mais fácil aprendizagem posterior da leitura/escrita. É neste contexto que encontramos o desenvolvimento da percepção auditiva e da discriminação fonética.
Ao contrário do que sucede aquando da aquisição da fala, a aprendizagem da leitura e da escrita não é inata e natural. Estas competências necessitam de ser trabalhadas e estimuladas, sendo que este processo parte de uma fase inicial, onde se promove a reflexão acerca da oralidade e do treino da capacidade de segmentar a cadeia da fala. Assim, é essencial, desde cedo, a promoção, por parte da escola, para a sensibilidade aos sons da fala, ou seja aos aspectos fónicos da língua, de modo que a criança desenvolva a sua consciência fonológica.
Foi tendo em conta estes aspectos que desenvolvi a minha actividade“Brincando com as vogais”.
1 comentários:
Uma actividade bastante interessante para promover o desenvolvimento da linguística! :)
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