quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Feliz Natal



Um feliz Natal e um bom Ano novo é o que desejo a todas as crianças aos pais e família.
Um Natal em paz e com muito amor.



Adereços para a festa de Natal







Festa de Natal



Cantámos três canções " a bola de cristal" "a estrela" e uma em inglês que fala de amizade . Terminámos com uma dança sobre os bonecos de neve. A nossa festa contou com a presença e participação dos 1º anos do 1º ciclo. Estiveram muitos pais e familiares na nossa festa que correu muito bem.



terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Natal



Presépio elaborado pelas crianças








Centros de mesa confeccionados pelas crianças

domingo, 19 de dezembro de 2010

Actividade "Brincando com as vogais"




Actividade realizada pela estagiária da E.S.E.

"A tomada de consciência fonológica, por parte das crianças, e o estabelecimento da estrutura segmental da fala (as chamadas habilidades metalinguísticas) são requisitos para a correcta relação linguagem oral/linguagem escrita, que permitirá uma melhor e mais fácil aprendizagem posterior da leitura/escrita. É neste contexto que encontramos o desenvolvimento da percepção auditiva e da discriminação fonética.

Ao contrário do que sucede aquando da aquisição da fala, a aprendizagem da leitura e da escrita não é inata e natural. Estas competências necessitam de ser trabalhadas e estimuladas, sendo que este processo parte de uma fase inicial, onde se promove a reflexão acerca da oralidade e do treino da capacidade de segmentar a cadeia da fala. Assim, é essencial, desde cedo, a promoção, por parte da escola, para a sensibilidade aos sons da fala, ou seja aos aspectos fónicos da língua, de modo que a criança desenvolva a sua consciência fonológica.

Foi tendo em conta estes aspectos que desenvolvi a minha actividade“Brincando com as vogais”.


Luís Represas na escola




"Coragem de Tição, destinado a um público infanto-juvenil, é o livro que marca a estreia do músico Luís Represas como autor de histórias. O livro, com ilustrações de Catarina França.
Luís Represas, fundador dos Trovante, conta uma história marítima rech
eada de cavalos marinhos destemidos, barracudas ferozes, peixes-trompete ruidosos, peixes-anjo protectores e muitos mais animais que habitam o fundo dos oceanos. Mas, acima de tudo, garante a Dom Quixote, “com este livro, iremos aprender que a amizade e o espírito de entreajuda são o caminho para distribuirmos felicidade pelos que nos rodeiam”

domingo, 12 de dezembro de 2010

A caminho da Biblioteca Escolar




Na escola as crianças requisitam os livros que mais gostam. Na Biblioteca podem folhear e escolher o livro que desejam levar para casa.


Convívio com os avós



Os avós estiveram na sala 1. Foi muito divertido, as crianças adoraram ver os seus avôs assistirem à representação que tinham preparado para lhes oferecer.

domingo, 5 de dezembro de 2010

A confecção dos monstros











Apresentação dos materiais











Os projectos a serem elaborados

O livro " O Monstro Flusi"





O Monstro Flusi é um livro do Plano Nacional de Leitura. Na sala as crianças ouviram a história ser lida em voz alta pela educadora, adoraram a história e a educadora propôs que cada criança elaborasse o projecto do monstro que desejava confeccionar com meias e materiais recicláveis. Alguns já meteram mãos à obra e surgiram uns monstros muito giros

Experiência- A flutuação




É no Pré-escolar que se deve dar inicio às aprendizagens na área das ciências. As crianças pequenas são curiosas por natureza. Encontram-se, constantemente, rodeadas por acontecimentos que as levam a perguntar o porquê, o quê? quando e onde. A curiosidade natural das crianças deve ser aproveitada para estimular as interrogações contribuindo para um desenvolvimento progressivo a nível das aprendizagens.

A criança desde cedo gosta de brincar com a água e descobrir quais os objectos que se afundam e quais os que flutuam. Descobrir quais os objectos que flutuam ou afundam e organizar os resultados das observações é uma actividade que entusiasma as crianças, inserindo, indirectamente conceitos como a densidade, peso e forma. Foi esta a experiência que realizámos na nossa sala.






A curiosidade natural das crianças e o seu desejo de saber é a manifestação da busca de compreender e dar sentido ao mundo que é próprio do ser humano e que origina as formas mais elaboradas do pensamento, o desenvolvimento das ciências, das técnicas e, também, das artes”[1].

[1] Orientações curriculares para o Pré-Escolar, pág. 79


 

Nós as crianças... Template by Ipietoon Cute Blog Design

Blogger Templates