terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Biblioteca Escolar


"As Palavras são um brinquedo que não fica velho. Quanto mais as crianças usam palavras, mais elas se renovam."
José Paulo Paes





Na biblioteca da nossa escola podemos requisitar livros. Nesse dia escolhemos o livro que queremos, de seguida vamos ter com a professora Aurelia ou a professora Marta para registar o livro que escolhemos. O livro tem que ser devolvido exactamente como o levámos, a única diferença é que já o lemos e já conhecemos a história e isso é muito bom e importante.


















Pintura



Ouvimos as histórias da escritora Carla Antunes:" O Monstro das Festinhas, O Ratinho Torto, Mas Que Grande Barulheira" . Gostámos de todas e estamos a realizar pinturas sobre os livros. As nossas pinturas vão surgir no nosso blogue, vamos nós ser os ilustradores.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A esritora e ilustradora Carla Antunes

A escritora e ilustradora Carla Antunes vai estar presente na nossa escola, no dia 2 de Fevereiro de 2011 a falar dos seus livros e a desenhar algumas personagens das suas histórias, para melhor percebermos como se constrói uma história e se faz um livro.



Carla Antunes

Nasceu em Lisboa no século passado no ano de 1974.

Mora com o seu príncipe numa casinha toda enfeitada com luzinhas.

Adora ler, brincar dentro de água, cozinhar, comer bombons em forma de coração e fazer bolinhas de sabão.

Tornou-se ilustradora porque não conseguiu ser fada.

Tem dois grandes sonhos: conhecer um Anjo e poder andar descalça em cima das nuvens.

Se alguém encontrar um Anjo, por favor escreva-lhe com urgência.

retirado de: http://www.carlaantunes.com/Html/Biografia/biografia.html )



domingo, 16 de janeiro de 2011

passeio a realizar:KIDZANIA

http://www.kidzania.pt/galeria_videos.aspx?param=6xaQnimFh6ShIR4NKdOwDMOltenDPaOqg62crYAQBiSHPYh5SaZKe5JxGaKxLGk4

Em vez de realizarmos o passeio ao monte selvagem , vamos visitar a KIDZANIA

Passeio a realizar: Pavilhão do conhecimento

casa Inacabada

A casa estava por acabar. Alguma coisa tinha acontecido. Era preciso terminar o trabalho. A brigada especial foi chamada. Sob as ordens do Chefe de Obra, a equipa poe mãos à obra e, em cerca de 45 minutos, a casa fica pronta.
Os maquinistas manobram a grua para içar os materiais, os aprendizes de pedreiro montam as paredes com os tijolos e os painéis de espuma. O andaime ajuda à construção das paredes e carrinhos de mão, baldes e roldanas facilitam o trabalho da equipa.

Este estaleiro é especial. Aqui não entram adultos. Pensado para crianças dos 3 aos 6 anos, este é um projecto onde elas podem brincar livremente. Os diferentes elementos da construção são adaptados à sua dimensão e foram pensados para oferecerem um ambiente de total segurança para quem lida com eles.

Assim que chegam a este estaleiro especial, as crianças vestem o seu colete de trabalho e colocam o seu capacete de protecção. Cumpridas estas regras, a criança passa a barreira de segurança e é informada sobre as condições de segurança, as missões e as tarefas a cumprir. Cada um desempenha o seu papel.

A Casa Inacabada vinda da Cité des Sciences et Industries, está à vossa espera.


http://www.pavconhecimento.pt/exposicoes/permanentes/index.asp#casa_inacabada

Podem consultar este site e podem ver como é o espaço " a casa inacabada"


À descoberta de novos espaços













Fomos ouvir uma historia ao centro de recursos, ao mesmo tempo fomos conhecer mais uma sala da nossa escola , a unidade de multideficiência. Estivemos a observar a sala e a ver os materiais que são utilizados pelas crianças. A professora Elsa foi quem nos recebeu.



domingo, 9 de janeiro de 2011

A história " Quando o Martinho teve vontade de fazer xixi"
















No dia de Reis ouvimos a história tradicional sobre os reis na nossa sala. Recebemos um convite da professora Marta para ouvimos uma história na biblioteca da escola. Aceitámos o convite e fomos ouvir a história " Quando Martinho teve vontade de fazer xixi na noite de reis." A história foi contada pelos meninos do 1º ciclo, (3ºB).






Uma surpresa





A sala 1 recebeu um presente. A Natalina ( a nossa estagiária), ofereceu aos meninos dois peixinhos, os quais lhes deram o nome de faísca e vermelhinho.






segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Mensagem


olá !
Estamos de volta.
Espero que o novo ano nos traga muitas surpresas e uma vontade enorme de trabalhar.
Aqui vai uma fotografia e um pensamento.


Ser Educadora de Infância...
Ser educadora é ser Artista, Malabarista, Pintora, Escultora, Psicológa...
É ser mãe, pai, irmã, avó. É ser palhaço... é ser ciência e paciência...
É ser informação. É ser acção. É ser luz, é ser sol. Incompreendida?... Ser Educadora... É um vício ou vocação? É outra coisa...É ter nas mãos no mundo de Amanhã. Amanhã. As crianças vão-se... E ela a mestre de mãos vazias fica com o coração partido. Recebe novas turmas, novos olhinhos ávidos de cultura. E ela , a educadora vai despejando com toda a ternura, o saber, a orientação nas cabecinhas novas que amanhã luzirão no firmamento da Pátria. Fica a saudade... A amizade. O pagamento real? Só na eternidade.
Autor desconhecido ( adaptado)
 

Nós as crianças... Template by Ipietoon Cute Blog Design

Blogger Templates